25 de outubro de 2009

Broa de Milho


Receita Portuguesa
Díficil| 5 h| 3 broas grandes| Acompanhamento: Refeições

Ingredientes:
2 kg de farinha de milho branca250g de farinha de trigo250g de farinha de centeio+/- 1,5 L de água a ferver+/- 0,25 L de água fria50g de sal grosso
50g de levedura fresca 3 folhas de couvefarinha de milho q.b. para polvilhar

1. Aquece-se a água. Num recipiente grande mistura-se as farinhas. Abre-se uma cavidade no centro. Numa chávena junta-se a levedura esfarelada, o sal e um pouco de água quente. Mexe-se até dissolver. Deita-se esta mistura na cavidade das farinhas.

2. Deita-se a água quente e amassa-se. Entretanto, vai-se deitando aos poucos a água fria, para facilitar o manuseamento da massa. Quanto toda a massa estiver ligada, espalma-se contra um lado do recipiente. Cobre-se com farinha e faz-se um cruz no centro. Cobre-se com um pano e deixa-se levedar.

3. Passado mais ou menos 2 horas, a massa vai apresentar ranhuras pronfundas. Está pronta a ser trabalhada.
4. Divida a massa em três porções. Num recipiente de formato oval e de preferência com asas (eu utilizei um tupperware) coloque uma porção (arredondada previamente com as mãos). Atire ao ar algumas vezes. 

5. Limpe e enfarinhe uma folha de couve.

6. Coloque por cima a bola de massa. Espalme um pouco. Não muito, pois convém que a broa fique alta. Polvilhe com um pouco de farinha de milho. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 60-80 minutos. Evite abri-lo. E, se achar que precisa de cozer mais um pouco, deixe estar mais um minutos.

7. Quando cozido, o pão, por fora, fica com uma crosta dura...

8. Já por dentro, fica extremamente macio.

Notas: 
  • As broas foram cozinhados num fogão a lenha com o intuito de ficaram o mais parecidas possível com a receita original. Não sei como ficam num forno a luz/gás.
  • Esta é uma das muitas variedades da broa de milho minhota.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Premium Wordpress Themes