8 de dezembro de 2011

Arroz Hayashi (Hayashi Raisu)


Origem: Japão

Médio| 45 min| 4 pessoas
Arroz:
2 e 1/2 chávenas (chá) de arroz
5 chávenas (chá) de água
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
20g de manteiga à temperatura ambiente
sal q.b.

Coloque o azeite numa panela, quando quente acrescente o arroz, água e sal a gosto. Deixe cozer em lume forte até começar a ferver. Diminua para lume mínimo e deixe cozinhar entre 15-20 minutos. Retire do lume. Corte a manteiga em pedaços pequenos e acrescente-a ao arroz, misturando cuidadosamente até esta derreter completamente.

Pasta de manteiga:
20g de manteiga 
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
100ml da mistura de caldos*

Numa frigideira anti-aderente derreta a manteiga. Adicione a farinha e mexa até esta ser incorporada pela manteiga. Por fim, acrescente a mistura de caldos. Mexa durante alguns minutos até atingir a consistência de uma pasta que se solta da frigideira. Reserve para usar no molho de carne.

Molho de Carne:
500g de bifes de vaca/porco finos
2 cebolas médias
1 cenoura grande
1 lata de cogumelos laminados
1 lata de rebentos de soja
300ml da mistura de caldos*
4 dentes de alho picados
1/2 chávena (chá) de molho de soja
1/2 chávena (chá) de vinho tinto
1/2 chávena (chá) de polpa de tomate
1 colher (sopa) cheia de pimenta preta moída
1 folha de loureiro
4 colheres (sopa) cheias de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 malagueta 
sal q.b. (opcional)
salsa picada q.b. (opcional)

Corte os bifes em pedaços pequenos e tempere-os com a pimenta. Entretanto, derreta duas colheres de manteiga num tacho anti-aderente e leve os bifes a fritar. Depois de fritos coloque-os numa folha de papel de cozinha e reserve. No mesmo tacho coloque a restante manteiga e o azeite. Depois de a manteiga derreter leve a saltear as cebolas cortadas em meias-luas e a cenoura cortada em tiras finas e pequenas. Deixe fritar os legumes durante cerca de 5 minutos em lume médio e adicione o alho picado. Deixe cozinhar mais 5 minutos e acrescente os cogumelos, os rebentos de soja e a polpa de tomate. Misture e deixe cozinhar mais 5 minutos. Acrescente a carne e o vinho. Depois de 5 minutos adicione a mistura de caldos, a pasta de manteiga, o molho de soja, a folha de loureiro e a malagueta cortada ao meio no sentido vertical. Mexa e se necessário tempere com sal. Tape o tacho e deixe cozinhar até o molho engrossar, mexendo ocasionalmente. Quando pronto, pode decorar com salsa picada. Sirva acompanhado do arroz.

*Mistura de Caldos: Num recipiente misture 400ml de água morna com um caldo de carne e dois caldos de legumes. Mexa até os caldos se dissolverem completamente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Premium Wordpress Themes